girino.org: Blog do girino Vey!

  • Os sacis da nossa infância

    Os sacis da nossa infância

    Quando eu era criança, na casa da minha avó, tinha um quadro que era assombrado. Era uma ancestral distante, ou parenta antiga, que tocava harpa durante a noite. Na verdade, o quadro escondia um encanamento ou tubo de ventilação, não sei bem, que estralava com a dilatação durante a noite. Os estralos abafados se confundiam…

  • Descentralizando tudo

    Descentralizando tudo

    Esse artigo é baseado na palestra de mesmo título criada por mim e pelo Gabriel Rhama para a Campus Party de Brasília. Como o conteúdo é bem legal, achei que colocar ele por escrito seria também interessante. Pra facilitar, devo escrever em várias partes, uma pra cada um dos temas que abordamos na palestra. Introdução…

  • Bitcoin XT, Forks e tudo mais (parte 2)

    No post anterior eu expliquei o que eram os forks, e o que isso tinha a ver com o Bitcoin XT. Nesse post vou tentar esmiuçar um pouco o que é o Bitcoin XT. Histórico Desde os primórdios do bitcoin, o tamanho do bloco é o principal fator limitador da capacidade da rede de processar…

  • Bitcoin XT, Forks e tudo mais (parte 1)

    Se você está querendo saber o que é Bitcoin @ wikipedia.org (en), esse artigo não é pra você. Se procura um posicionamento politico, também veio ao lugar errado. Esse artigo é sobre como funciona o mecanismo de consenso, e a bifurcação (Fork) que ocorrerá em consequência da adoção do Bitcoin XT. O mecanismo de consenso…

  • Nós não somos ocidentais.

    Nós não somos ocidentais.

    A primeira vez que eu me deparei com esse problema foi em 83, na França, quando minha mãe, durante o doutorado, precisou preencher um formulário da universidade que perguntava “origem cultural”, ou algo assim. Ela marcou “ocidental”. O orientador dela reclamou: – Você não é ocidental! – Não? ela perguntou espantada. Mas então o que…

  • Fuçando a transparencia paulista

    Acabei de colocar no meu programinha de navegar pelos dados da transparencia os dados do estado de São Paulo. O principal problema com SP é que eles divulgam os valores, mas não dizem de quando eles são. Procurei por todo canto, mas nada… Acabei “chutando” que eram dados de julho, mas tenho certeza que errei…

  • Nova versão

    . Pra quem achou a versão anterior da aplicaçãozinha de consulta às estatísticas, aqui vai uma nova versão. http://rails.girino.org/ O código fonte, como sempre, no google code.

  • Fuçando a transparência no senado

    Só pra constar aqui, os dados das tabelas agora incluem o Senado Federal (exceto nas tabelas que agrupam por “nome”, já que o senado não divulga o nome dos servidores). E a tabela cargos senado agrupa por cargos do senado federal. Divirtam-se com mais esta.

  • As mulheres, os militares e as mulheres militares.

    As mulheres, os militares e as mulheres militares.

    No meu ultimo post decente deixei no ar a pseudo-conclusão de que mulheres ganhariam menos que homens no serviço público federal. (“pseudo”, porque não tenho dados concretos pra embasar, e sim uma intuição a partir de dados preliminares). Depois fui cuidar de fazer tabelinhas bonitinhas com os dados pra postar no blog de novo, como…

  • Transparencia navegável

    Coloquei no ar uma página em javascript que permite navegar pelos dados pré-processados do portal da transparência. A primeira tentativa tinha siso um sistema que calculasse as estatisticas em tempo real, mas não deu certo. Dado demais, o sistema não dava conta. Então o que eu fiz foi pré-processar os dados e publica-los em formato…

Got any book recommendations?