UOL XMLify: Um plugin do wordpress para propagandas do UOL XML

(Para os preguiçosos, o plugin está aqui: UOL XMLify )

Quando criei um novo blog com conteúdo que feria a licença de uso do google ad-sense (i.e. tinha mulépelada), fiquei sem opção de propagandas para colocar nos feeds. No blog em si não tinha muito problema, pois vários programas de afiliados aceitam esse tipo de conteúdo e são facilmente embutíveis em blogs, mas os feeds são outra estória. A maioria dos programas de afiliados usa javascript ou flash de uma forma ou de outra, inviabilizando o uso dos banners em leitores de feed (leia-se: não funciona no google reader).

Exemplo de anuncios XML UOL
Exemplo de anuncios XML UOL

Por sorte o UOL tinha uma modalidade nova no seu programa de afiliados: UOL XML. Esta modalidade consiste em uma API XML padrão onde eu poderia acessar a lista de produtos oferecidos, ofertas, etc, e processar e formatar da forma como bem entendesse. Primeiro pensei em fazer uma “gambiarra” como tinha feito pra embutir os anuncios do submarino (que são apenas imagens com um link padronizado), mas a coisa ficava mais complexa pois era preciso acessar o UOL e baixar os XMLs, processá-los e só então embutir no feed.

Tela de administração do plugin
Tela de administração do plugin

Optei pelo caminho mais difícil: desenvolvi um plugin. Ele está ainda em processo de aprovação pelo pessoal do wordpress para ser hospedado por lá, mas já coloquei a primeira versão aqui: UOL XMLify: Um plugin do wordpress para propagandas do UOL XML

Testem, usem e comentem!

Comments

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.